Brasileiros competem no Campeonato Mundial de 24 Horas
MatériaMais Notícias
da spicy bet: A seleção brasileira, com seis homens e quatro mulheres, participa, neste sábado (26/10) e domingo (27/10), do Campeonato Mundial de 24 Horas em Albi, na França. A 13ª edição da competição é a maior da história, reunindo 370 atletas, sendo 215 no masculino e 155 no feminino, representando 45 países. Segundo a Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU, na sigla em inglês), houve um aumento de 26% no número de participantes em relação à edição de Belfast, na Irlanda do Norte, em 2017.
continua após a publicidadeRelacionadasCorrida InformaMaratona de Nova York inspira produtos da New BalanceCorrida Informa22/10/2019Corrida InformaBrigid Kosgei pulveriza recorde de Paula RadcliffeCorrida Informa14/10/2019Mais EsportesQueniano é o primeiro homem no mundo a completar maratona em menos de duas horas; veja o vídeoMais Esportes12/10/2019
da apostaganha: Na equipe masculina estão Luciano Alves de Sousa, Cleber Castilhano Vilares, Gustavo Medeiros de Almeida Santos, Urbano Dario Cracco Junior, Flavio Fernandes Vieira e Itacir Mochnacz, no masculino. Já a feminina é composta por Diana Bellon, Neide Rosa de Souza, Valderes Pereira da Silva e Maria José Tomaz de Aquino.
– Os atletas seguem focados e extremamente confiantes para a competição. O clima é de união e companheirismo – disse a treinadora Adeluci Moraes, que divide o comando da equipe com Oscar Francisco Prisco Silva, Marcos Gomes, Itamar Augusto Goés e Luiz Fernando Silva.
continua após a publicidade
O programa da competição começou nesta sexta-feira, com o Congresso Técnico, desfile das delegações, cerimônia de abertura e jantar de massas.
Os atletas têm perfis bem diferenciados. Cléber Isbin, por exemplo, é médico veterinário, pós-graduado em avicultura industrial. Escritor da autobiografia “Correndo das Drogas”, dá palestras em escolas públicas e ONGs. Ingressou nas ultramaratonas em 2015. Entre outras provas é campeão e recordista do Desafio Samurai da Uphill Marathon, na Serra do rio do Rastro, em Santa Catarina.
continua após a publicidade
Mundial de 24 Horas será em circuito de 1.500m
Já Maria José Aquino concilia o trabalho de técnica de enfermagem no Hospital de Estivadores de Santos e da Clínica Cardiológica Vasconcelos, no Guarujá, ambos no litoral sul paulista, com o de corredora da equipe do Clube Vino de Toro, da Espanha. Entre seus resultados de destaque estão a vitória na prova de seis dias, na França, em 2017, correndo 670,540km, e na de Polícoro, na Itália, em 2018, com 663,308km. É também bicampeã das 24 horas das Ilhas Canárias, na Espanha em 2017 e 2018.
A prova de Albi, que terá largada às 5h (hora de Brasília), será disputada em um circuito de 1.500m, sendo 1.050m no asfalto e 450m em piso sintético, ao lado do Estádio Municipal da cidade.
Albi é uma cidade histórica, localizada no sul da França. Ela fica a 85km a nordeste de Toulouse e foi eleita, pelo jornal francês L’Equipe, a melhor cidade para eventos esportivos em 2012.
A definição da equipe foi feita pelo comitê técnico de ultramaratona, ligado à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).